Cultura africana

Algumas das tradições culturais da África podem ter maior destaque, por serem mais marcantes de disseminadas pelo povo africano.

1- Hábitos

Em relação aos povos do norte do continente é proeminente os hábitos tradicionais islâmicos, devido a predominância religiosa dessa região.

É muito comum principalmente nas sociedades egípcia e marroquina o uso de véu no vestuário das mulheres mulçumanas baseado em costumes islâmicos.

Os povos residentes no sul do continente possuem culturas mais extensas, o resultado disso é uma maior diversificação cultural.

Nesse sentido em alguns lugares do sul da África predomina-se a cultura cristã, já em outros como Somália, Quênia, Serra Leoa, Moçambique e Congo, é prevalentemente os costumes de vida tribais.

2- Músicas e Dança

A música e a dança fazem parte da cultura dos povos tribais africanos.

É muito comum o uso de instrumentos de percussão e as danças geralmente possuem ritmos acelerados permitindo variações e movimentos variados, as música e as dança  têm relações diretas com a religião com a finalidade de marcar cultos tradicionais.

Essas músicas e danças são também utilizadas em festividades e comemorações, alguns dos ritmos ocidentais possuem origens com base na cultura africana, como o Axé e Samba no Brasil; na Jamaica o reggae e nos Estados unidos o Jazz.

A capoeira é uma mistura de artes marciais com dança muito praticada no Brasil.

3- Alguns instrumentos típicos da cultura africana

Atabaque – É um tambor cilíndrico ligeiramente cônico produzindo em madeira e que contém aros de ferro, possui uma das bocas coberta por couro seco de animal.

É tocado com as mãos, pode ser tocado também com duas baquetas, no entanto é geralmente tocado com uma mão e uma baqueta, o atabaque é usado em ritmos brasileiros como o samba e o axé.

Berimbau – Esse instrumento é de origem angolana, constitui-se de um arco de madeira com uma corda de arame e uma caixa de cabaça, que serve para amplificar o som obtido da vibração da corda.

O berimbau é tocado com o auxilio de uma vareta de madeira e geralmente é acompanhado com um chocalho, uma pedra também é utilizada ao tocar o instrumento com o intuito de interromper o som obtido na vibração da corda, em Angola o berimbau é chamado de m’bolumbumba, o berimbau é utilizado na capoeira produzindo o som que estimulam os capoeiristas.

Afoxé – conhecido também como agbê, confeccionado em uma cabaça revestida por uma redinha com miçangas que geralmente pode ser de vários tamanhos.

A rede com miçangas cobre a cabaça com a finalidade de promover atritos obtendo um som caracteristico, a cabaça tem a finalidade de amplificar o som produzido pelo atrito das miçangas.

Agogô – Instrumento confeccionado em metal e que possui duas ou mais campânulas de metal com tamanhos variados, presas por hastes também feitas de metal.

O som é produzido quando as baquetas que podem ser de metal ou de madeira  vibram as campânulas responsável pelo som produzido.

4- Cultura afro descente no Brasil

O início da cultura africana no Brasil se deu pelos africanos trazidos para terras brasileiras para servirem como escravos.

Os navios negreiros traziam pessoas de varias etnias africanas para o Brasil, assim nasce a diversidade cultural de origem africana no Brasil.

Levando em consideração a fusão das culturas africanas, indígenas e também da europeia, surge no país uma cultura extremamente vasta.

Por exemplo, o candomblé e a umbanda são religiões originalmente brasileiras, no entanto com base em elementos religiosos africanos.
Já na culinária brasileira existem muitos pratos que levam em suas receitas ingredientes originários da cultura africana.

Nesse sentido hoje no brasil temos diversas danças brasileiras que foram introduzidas por africanos, ou que de certa forma tiveram base em elementos culturais desses povos que vieram para o Brasil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top